Papa Francisco tem pneumonia bilateral, diz Vaticano

Papa Francisco tem pneumonia bilateral, diz Vaticano

O líder da igreja católica, Papa Francisco, foi diagnosticado com pneumonia bilateral e seu quadro de saúde continua em estado complexo. A atualização sobre a condição de saúde do sacerdote foi anunciada pela Sala de imprensa da Santa Fé, nesta terça-feira (18).

O pontífice está internado desde a última sexta-feira (14) para tratar um quadro de bronquite. Contudo, somente nesta tarde, após uma tomografia computadorizada do tórax, o líder religioso foi diagnosticado com pneumonia bilateral, condição mais grave da doença que afeta os dois pulmões.

No comunicado, o Vaticano ainda explica que a condição do Papa se dá pela “infecção polimicrobiana, que surgiu no contexto de bronquiectasias e bronquite asmática” e que o mesmo vem utilizando “corticoide e antibióticos” o que torna o tratamento mais “complexo”.RELEMBREPapa Francisco foi internado inicialmente na Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira (14) para tratar um quadro de bronquite. Posteriormente, nesta segunda-feira (17), o líder religioso foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana.

Esta é a quarta vez que o Papa Francisco é internado no hospital romano. Ele já havia sido hospitalizado em junho de 2021 para uma cirurgia programada devido a uma estenose diverticular sintomática do cólon; em junho de 2023 para uma cirurgia de “laparotomia e reconstrução da parede abdominal”, e em março de 2023 para exames médicos.