Pix por aproximação começa hoje, mas não é para todos

Pix por aproximação começa hoje, mas não é para todos

Começou a funcionar oficialmente nesta sexta-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro, a mais nova aplicação do Pix: o pagamento por aproximação. Assim como ocorreu com os cartões de crédito e débito, será possível pagar as compras apenas encostando o celular na máquina de cartão.

Para isso, os consumidores poderão incluir o Pix nas carteiras digitais, eliminando a necessidade de acessar o aplicativo bancário para fazer a transação. Porém, a funcionalidade só estará disponível para usuários de aparelhos com Android e que tenham conta em instituições bancárias incluída no Open Finance.

O valor máximo das operações será de R$ 500, podendo ser menor, se o cliente determinar, inclusive com valores máximo por dia.

Sucesso absoluto, o Pix completou quatro anos em 2024, com recordes em cima de recordes, movimentando R$ 26,45 trilhões em transferências, segundo dados do Banco Central. O montante representou um crescimento de 54% ante o valor do ano anterior.

E a evolução continua, apesar de problemas como as fake news que circularam em janeiro sobre uma possível taxação da modalidade.