Prefeito e vice de Barbalha têm mandatos cassados, mas continuam no cargo

Prefeito e vice de Barbalha têm mandatos cassados, mas continuam no cargo

Guilherme Saraiva (PT) e Vevé Siqueira (PT), prefeito e vice de Barbalha, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral nessa quarta-feira, 5, em primeira instância. A decisão foi proferida pela 31° Zona Eleitoral do Município. Os dois permanecem nos cargos enquanto aguardam julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

A ação foi movida pela coligação do adversário de Guilherme, Antônio Neto (PSDB), derrotado nas eleições de outubro. O tucano acusa a chapa vencedora de contratações ilegais no período eleitoral, doação de terrenos e imóveis, realização de obras com possível impacto político e distribuição de benefícios sociais.

A decisão é passível de recursos no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e, em último caso, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

A defesa do prefeito de Barbalha Guilherme Saraiva e do vice Vevé Siqueira afirmou que recorrerá da decisão da 31ª Zona Eleitoral, que ainda não é definitiva. Em nota, os advogados informaram que acionarão o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por entenderem que a sentença diverge de entendimentos já firmados pela Corte e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A defesa reforçou que, enquanto houver possibilidade de recurso, ambos seguem no exercício de seus mandatos, para os quais foram eleitos com mais de 23 mil votos. Além disso, garantiu que a decisão não impacta a administração municipal, que continuará prestando serviços normalmente.

Guilherme e Vevé Siqueira reafirmaram seu compromisso com a Justiça e o respeito ao Estado de Direito, mantendo-se à frente da Prefeitura de Barbalha enquanto o caso segue em tramitação.