Pecnordeste 2024 movimenta agronegócio nordestino com capacitação, inovação e geração de negócios em Fortaleza

Pecnordeste 2024 movimenta agronegócio nordestino com capacitação, inovação e geração de negócios em Fortaleza

Teve início nesta quinta-feira (5), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, uma das principais feiras de negócios e qualificação do setor agropecuário no Brasil: o Seminário Nordestino do Agro – Pecnordeste. Em sua 27ª edição, o evento acontece até o dia 7 de junho, com entrada gratuita e funcionamento das 11h às 21h.

Com expectativa de receber mais de 60 mil visitantes ao longo dos três dias, o Pecnordeste reúne cerca de 600 empresas e instituições do agronegócio, distribuídas em aproximadamente 1.300 estandes. Pelo menos 30 prefeituras participam com exposições de seus produtos na tradicional Feira dos Municípios. A projeção de negócios movimentados durante o evento ultrapassa os R$ 150 milhões.

A programação inclui oito auditórios temáticos, onde serão realizadas palestras, oficinas, mesas-redondas e cursos de capacitação voltados a 16 segmentos do setor agropecuário. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amilcar Silveira, destaca o papel do evento na qualificação de produtores. “Capacitar o homem do campo é fundamental para garantir competitividade. Nosso concorrente está do outro lado do oceano, e por isso esperamos treinar cerca de 10 mil produtores nesta edição”, afirma.

Entre os destaques, está a Feira do Camarão, espaço voltado à aquicultura com estandes especializados em cultivo, insumos, equipamentos e serviços. Para o aquicultor Daniel Cavalcanti, a feira é uma oportunidade única de aprendizado e atualização. “Sempre volto com novos conhecimentos e soluções para aplicar na minha propriedade rural”, conta.

A ciência também tem presença garantida, com mais de 380 pesquisadores, técnicos e especialistas apresentando resumos de trabalhos com foco em inovação para o agronegócio. Outro ponto alto será a Hackathon Agrotech Inova, maratona tecnológica que reúne startups, desenvolvedores, designers, estudantes e profissionais do agro em busca de soluções para os desafios do setor.

Além da programação técnica, o evento abriga concursos de mel, cachaça e queijo, além do maior concurso leiteiro do país. A competição reunirá mais de 100 vacas, com uma produção estimada de 4 mil litros de leite por dia. Mais do que premiar, o objetivo é valorizar práticas que elevam a qualidade dos produtos e aumentam sua competitividade nos mercados nacional e internacional.