Centro Cultural do Cariri recebe o premiado espetáculo “Macacos”, monólogo de Clayton Nascimento sobre racismo e resistência negra

Centro Cultural do Cariri recebe o premiado espetáculo “Macacos”, monólogo de Clayton Nascimento sobre racismo e resistência negra

Na próxima quinta-feira, dia 19 de junho, às 19h, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, localizado no município do Crato, recebe o espetáculo “Macacos”, solo escrito, dirigido e encenado por Clayton Nascimento, um dos grandes nomes do teatro brasileiro contemporâneo. A apresentação acontece no Terreiro das Artes, com entrada gratuita.

Foto: Divulgação/Clayton Nascimento

O espetáculo traz uma reflexão profunda sobre o racismo estrutural no Brasil, a partir de uma dramaturgia construída com relatos reais de violência racial. Entre os casos abordados estão o do goleiro Aranha, vítima de injúria racial em um estádio de futebol; o assassinato do menino Eduardo de Jesus Ferreira, de apenas 10 anos, morto pela polícia no Rio de Janeiro; além de referências às histórias de grandes personalidades negras como Elza Soares e Machado de Assis.

O palco é minimalista, com apenas um batom vermelho como objeto cênico. A proposta é destacar a potência da palavra, conduzindo o público a uma jornada poética de denúncia, resistência e reflexão. O monólogo se desenrola em um fluxo de pensamentos, desabafos e questionamentos que emergem da voz e do corpo de um homem negro, que enfrenta diariamente o racismo, a violência e o apagamento histórico.

Reconhecido no Brasil e no exterior, o espetáculo “Macacos” já circulou por mais de oito estados brasileiros e países como Rússia, Alemanha, Holanda, Uruguai, Chile e Estados Unidos. A obra também foi premiada com alguns dos mais importantes reconhecimentos das artes cênicas, como o Shell de Melhor Ator (2023), APCA, APTR e Deus Ateu.

A apresentação integra o projeto Cultura em Rede, uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte e o Instituto Dragão do Mar. A proposta visa promover a circulação de espetáculos por equipamentos culturais do Ceará, como o Centro Cultural do Cariri, o Theatro José de Alencar e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).

Sobre o artista

Clayton Nascimento, além de ator, é professor, preparador de elenco e integra atualmente o elenco da Rede Globo. Tem formação pela Célia Helena, SP Escola de Teatro, Escola de Arte Dramática (EAD) e Universidade de São Paulo (USP), onde é mestrando em Educomunicação. Em 2024, dirigiu e apresentou o especial “Falas Negras”, exibido na Rede Globo, com grande repercussão nacional.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado em abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo é um dos maiores espaços culturais do interior do Nordeste. Conceituado como um Centro Cultural Parque, o espaço alia arte, cultura, ciência e tecnologia, promovendo atividades que dialogam com a tradição e a contemporaneidade.

Instalado no Crato, o equipamento ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados, atendendo aos 29 municípios da Região do Cariri. Desde sua inauguração, já realizou mais de 1.500 atividades culturais, impactando cerca de 600 mil pessoas, sempre com acesso gratuito.

O espaço conta com três galerias, nove residências artísticas, biblioteca, salas de formação, Pequeno Palco, Ateliê de Artes e Ofícios, Rádio Unáe, Terreiro das Artes, bosque, areninha, pista de esportes radicais, quadras e brinquedopraça, além de estar em expansão com a construção de um teatro escola, planetário, salas de ensaio, café e restaurante escola.

Serviço

Espetáculo “Macacos” – com Clayton Nascimento
📅 Data: Quinta-feira, 19 de junho
Horário: 19h
📍 Local: Terreiro das Artes – Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
📍 Endereço: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Crato/CE
🎟️ Entrada gratuita
🔞 Classificação indicativa: 14 anos
Acessível em Libras