Yury do Paredão vai presidir MP que analisa novo programa para redução de filas no SUS

Yury do Paredão vai presidir MP que analisa novo programa para redução de filas no SUS

O deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE) foi escolhido para presidir a Comissão Mista, composta por senadores e deputados, que vai analisar a Medida Provisória nº1301/2025, que institui o programa ‘Agora Tem Especialistas’, iniciativa que visa reduzir o tempo de espera para consultas com médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS), com atenção especial ao tratamento oncológico. A indicação foi confirmada em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (8).

O programa prevê investimento anual de R$ 2 bilhões, focando em seis especialidades médicas consideradas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia; além de ações estratégicas, incluindo o credenciamento de instituições privadas para atendimento complementar, ampliação dos horários nas unidades públicas e a conversão de dívidas de planos de saúde e hospitais privados em atendimentos ao SUS.

“Agradeço ao ministro Padilha e aos meus pares no Congresso Nacional pela indicação como presidente desta comissão mista, que trata de uma ferramenta de referência de saúde pública mundial, que é Sistema Único de Saúde. Vamos ouvir especialistas, colher sugestões e propor ajustes para assegurar que o texto final da MP atenda da melhor forma a nossa população”, pontuou Yury.

A Comissão será instalada nos próximos dias para que deputados e senadores avaliem o tema, com prazo de até 120 dias para concluir os trabalhos na Comissão. Na sequência, a proposta será votada pela Câmara e pelo Senado e, assim, garantindo a aplicação do texto de forma definitiva.