Renda habitual média dos trabalhadores brasileiros apresenta crescimento de 3,7%
Estudo do Ipea revela que os rendimentos do trabalho mantiveram estabilidade em relação ao trimestre anterior, com destaque para um crescimento de 3,7% na renda habitual média em comparação ao mesmo período de 2023.
Em outubro, a renda habitual média atingiu R$ 3.279,00, representando um aumento de 1,8% em relação a julho. Os dados revelam que os trabalhadores por conta própria (+5,1%) e sem carteira assinada (+6,5%) apresentaram os maiores crescimentos interanuais.
Os trabalhadores privados com carteira registraram um aumento de 3,6%, enquanto os do setor público tiveram um crescimento de 2,6%. Os maiores aumentos na renda, em comparação ao mesmo período de 2023, foram observados na região Nordeste (6,2%), para os trabalhadores com idade entre 25 e 39 anos (4,1%) e com ensino fundamental completo (5,3%).
Os dados fazem parte da nota técnica Retrato dos Rendimentos do Trabalho – Resultados da PNAD Contínua do 3º Trimestre de 2024, elaborada pelo técnico do Ipea, Sandro Sacchet de Carvalho.