CE: Casos envolvendo escorpiões ainda são altos

Dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), mostraram que o número de acidentes relacionados ao ataque de escorpiões no estado ainda são altos Em 2023 foram registrados 7.606 casos envolvendo esses animais, e que no ano passado teve uma leve queda para 5.785. Em 2022 foram mais de 6 mil casos, sem óbitos.

A alta frequência de casos relacionados a esse tipo de acidente com escorpiões se dá pela biodiversidade local e ao bioma favorável à proliferação de espécies como Tityus serrulatus (escorpião-amarelo) e Tityus stigmurus (escorpião-amarelo-do-nordeste), isso se soma ao fato desses seres serem pequenos e com coloração amarelo-terrosa, algo que facilita eles de se escondem com facilidade em roupas, sapatos e armários, tornando os acidentes comuns em áreas urbanas, alertam especialistas. 

Quando uma pessoa é picada por um escorpião, ela apresenta ao menos três manifestações desse evento: os de forma leve, moderada e grave. Em 98% dos casos que se dão na manifestação leve, a pessoa picada apresenta a característica dor local. Nos casos moderados e graves–principalmente em crianças e idosos–após intervalos de minutos ou entre 2 a 3 horas, se manifestam hipo ou hipertermia e sudorese profunda, além de eventos digestivos relacionados a náuseas, vômitos, sialorreia, diarreia ou dor abdominal. 

A recomendação para prevenir casos ligados à picada de escorpião, é controlar também criação de baratas e outros insetos em casa, principalmente em áreas residenciais, pois servem de alimento para os escorpiões. Além disso, é preciso inspecionar calçados e botas antes de usá-los, pois servem de abrigo para esses animais durante o dia, pois gostam de lugares escuros.

Período chuvoso é sinal de alerta! 

Em sua maioria, os escorpiões buscam abrigos durante o período chuvoso, e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta a população que os escorpiões evitam locais como entulhos, esgotos, lixões, e locais com pouca movimentação, pois com as chuvas, ficam inviáveis para eles viverem.