UNINASSAU lança iniciativa de apoio a mulheres em vulnerabilidade
Inaugurado na última segunda-feira (10), o Espaço Seguro é um projeto voltado ao acolhimento e suporte de mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte do Programa Ser Mulher, desenvolvido pelo grupo Ser Educacional, mantenedor do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte.
O projeto busca transformar as unidades da Instituição de Ensino Superior em centros de referência no atendimento a essas vítimas. O espaço conta com uma rede de apoio integrada, composta por psicólogos e advogados. Em seu discurso, a reitora Milana Drumond reforçou o compromisso da UNINASSAU Juazeiro do Norte em formar profissionais responsáveis, conscientes e socialmente comprometidos.
“Um espaço como este, formado por profissionais da área da saúde, psicólogos e advogados altamente preparados, proporciona um acolhimento humanizado, ético e confidencial”, afirmou.
A solenidade contou com a presença de autoridades de Juazeiro do Norte, como a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, e representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres (COMDEM). Também participaram os membros da Casa da Mulher Cearense, do Centro de Referência da Mulher, da Associação Vida Para Todos, do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos do Crato.
Projeto Cadeira Vazia
Outro destaque foi a divulgação do Projeto Cadeira Vazia, o qual busca simbolizar as mulheres vítimas de violência que poderiam estar ocupando aquelas cadeiras no ambiente acadêmico. A ação, realizada em diversas unidades do Grupo, inclui também rodas de conversa e palestras sobre o tema, com o objetivo de conscientizar a população e combater esse problema.
Nos últimos anos, a UNINASSAU tem se destacado por suas parcerias com o Instituto Maria da Penha e o Grupo Mulheres do Brasil, desenvolvendo ações voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Entre essas iniciativas, estão a oferta de bolsas gratuitas para cursos de graduação digital e a instalação de bancos vermelhos em suas unidades, junto com a Instituição Banco Vermelho.
Para Milana Drumond, ações como essas são essenciais para fortalecer vínculos e impulsionar o desenvolvimento social. “A violência contra a mulher é um problema que atravessa gerações e ainda persiste na sociedade. Enquanto Instituição de Ensino Superior, não podemos fechar os olhos para essa realidade”, declarou.


