Mestre Espedito Seleiro é homenageado com honraria nacional no Rio de Janeiro

O artesão cearense Mestre Espedito Seleiro foi agraciado, na última terça-feira (20), com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), uma das mais altas distinções da cultura brasileira. A condecoração foi entregue pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante a cerimônia que marcou a reabertura do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
Na edição de 2025, a OMC reconheceu o trabalho de 112 personalidades e 14 instituições que se destacaram por suas contribuições à cultura nacional. Os homenageados foram distribuídos em três categorias: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Mestre Espedito foi agraciado na categoria Cavaleiro, que contemplou mais de 30 representantes de diversas manifestações culturais de todas as regiões do país.
Na categoria mais elevada, a Grã-Cruz, foram homenageados artistas consagrados como Milton Nascimento, Martinho da Vila, Alaíde Costa, Fernanda Torres, Marcelo Rubens Paiva e o cineasta Walter Salles. Ao lado de Espedito Seleiro, também receberam reconhecimento mestres e mestras da cultura popular, como Martinha do Coco, Zeca do Rolete e Ana do Samba de Roda.
A cerimônia também celebrou a reabertura do Palácio Gustavo Capanema, símbolo do modernismo arquitetônico brasileiro, que passou por uma extensa restauração realizada pelo Iphan. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com apresentações culturais, como a do tradicional grupo Jongo da Serrinha.