Unileão celebra 24 anos de transformação no Cariri e se prepara para seu Jubileu de Prata

Unileão celebra 24 anos de transformação no Cariri e se prepara para seu Jubileu de Prata

Há 24 anos, o sonho de interiorizar o ensino superior de qualidade no Cariri cearense se tornava realidade. No dia 29 de junho de 2001, nascia a então Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio (FALS), hoje Centro Universitário Unileão, título concedido em 2016, o primeiro da região metropolitana do Cariri. A instituição celebra o ano jubilar, na contagem regressiva para o Jubileu de Prata — 25 anos, ou um quarto de século, dedicados à educação, à ciência e à transformação social.

A data tem um significado ainda mais simbólico para a comunidade acadêmica: homenageia o nascimento e a partida de seu idealizador, o professor Vladenir Pontes Menezes (1935-2004), engenheiro civil, professor universitário e empreendedor visionário.

“Como o tempo passa rápido! Em 2001, tínhamos um sonho: criar uma faculdade capaz de atender às principais demandas da nossa região. Queríamos que os talentos do Cariri não precisassem mais migrar para as capitais. Nosso objetivo era manter os filhos e filhas do Cariri aqui, contribuindo para o desenvolvimento da nossa própria terra”, relembra o professor Jaime Romero, reitor da Unileão.

Legado para o Cariri

Uma semente foi plantada pelo prof. Vladenir e regada por diversos outros protagonistas. O legado deixado por ele é permeado de propósitos e inovação, contribuindo para que a instituição seja um elo transformador da região do Cariri.

De uma faculdade com poucos cursos e estrutura modesta, a Unileão se consolidou em três campi, com 12 cursos de graduação, um mestrado, cursos de pós-graduação (52 em oferta e 27 em andamento), mais de 15 mil profissionais formados e cerca de meio milhão de atendimentos gratuitos – nas clínicas e academia escolas, no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), no Hospital Veterinário e na Fazenda-Escola – que refletem o impacto social da instituição no Cariri e em toda a região Nordeste.

A Unileão também exerce um papel estratégico na geração de conhecimento, na produção científica e na formação de profissionais qualificados, muitos dos quais hoje atuam como professores universitários, pesquisadores e empreendedores, contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento regional.

Excelência reconhecida no Ceará e no Brasil

Em 2025, a Unileão alcança conquistas históricas no cenário educacional. A primeira delas foi a abertura do curso de Medicina, aprovado com nota 5, o conceito máximo do MEC, destacando-se pela qualidade acadêmica e infraestrutura moderna. Com corpo docente altamente qualificado e metodologias pedagógicas inovadoras, a graduação é recomendada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), reforçando sua credibilidade.

A nível nacional, a instituição obteve nota máxima, se tornando o 3º melhor Centro Universitário do Brasil, de acordo com o resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC 2023), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). No ranking nacional, subiu da 154ª para a 70ª colocação, consolidando-se entre os três melhores centros universitários do Brasil.

Os cursos de Biomedicina e Fisioterapia conquistaram nota máxima (conceito 5) no Enade, enquanto os cursos de Medicina Veterinária e Odontologia obtiveram conceito 4, desempenho considerado de excelência. O curso de Enfermagem manteve-se dentro da média nacional, reafirmando seu comprometimento com a qualidade.