Projeto prevê trem interligando Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri
O Governo Federal analisa a implantação de um ramal ferroviário que deve conectar as três principais cidades da Região Metropolitana do Cariri: Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Se o projeto avançar, o Ceará poderá se tornar o primeiro estado do Brasil a contar com dois sistemas de trens de passageiros entre cidades.
De acordo com o Ministério dos Transportes, o trecho está em fase de análise técnica preliminar. O órgão informou que o estudo “avalia alternativas e viabilidade para operação e aproveitamento dos trechos envolvidos”. Os prazos e detalhes do projeto serão divulgados conforme o avanço das avaliações.
Atualmente, o Cariri já conta com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que faz o transporte urbano entre os municípios. O novo projeto, no entanto, tem caráter intermunicipal e promete fortalecer a mobilidade e integração regional.
Paralelamente, o Governo Federal também estuda uma ligação ferroviária entre Fortaleza e Sobral, o que, junto ao ramal do Cariri, pode colocar o Ceará em posição de destaque no transporte ferroviário de passageiros no país.

